O Diretor Nacional da Enda Santé Guiné-Bissau, Mamadu Aliu Djaló, alertou, no dia 8 de agosto de 2024, sobre a alta taxa de infecção por VIH/Sida no país, destacando que, atualmente, existem grupos com prevalência de hepatites três vezes superior à do VIH/Sida, sendo a hepatite a doença que mais mata no momento.
Mamadu Djaló se pronunciou à imprensa após a abertura do Ateliê de Formação para Organizações Comunitárias sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), VIH, Hepatites Virais, Saúde Reprodutiva (SR) e Direitos Humanos, que está a decorrer de 6 a 8 de agosto, em Bissau.
“Vivemos num país onde é estimado que de 3 a 4% da população tem prevalência de VIH/Sida, e onde o serviço de Banco de Sangue não está a funcionar adequadamente”, afirmou o responsável.
Ele também fez referência aos dados de 2014, que indicam que quase 90% dos dadores de sangue são familiares, os quais frequentemente são chamados com urgência. Nesses casos, são realizados testes rápidos, que não garantem 100% de precisão, devido ao não cumprimento do período de controle de qualidade. “Esses sangues acabam sendo transfundidos, e os dados do Banco de Sangue mostram que a prevalência de VIH/Sida entre os dadores de sangue é de 3%, além de haver muitas grávidas infectadas que não estão em tratamento, colocando em risco a transmissão para seus filhos”, alertou Djaló.
O Diretor Nacional da Enda Santé também destacou a importância de melhorar a comunicação sobre prevenção de novas infecções. “Se não conseguirmos melhorar a comunicação e prevenir novas infecções, será difícil pensar na eliminação do VIH/Sida, pois existem vários outros riscos para novas infecções”, afirmou.
A formação tem como objetivo fortalecer as capacidades das organizações comunitárias para que possam contribuir de forma mais eficaz na resposta ao VIH/Sida e outras doenças. Este ano, está prevista a capacitação de mais de 1.500 pessoas, incluindo técnicos de saúde, membros da sociedade civil e outros agentes, em temas relacionados ao VIH/Sida, hepatites virais, entre outros.